quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Reação entre sólidos

3 comentários:

Maria Alcione disse...

Para que reações entre sólidos ocorram, alguns fatores terão que ser levados em consideração. A velocidade da reação depende do número de choques entre as partículas reagentes, da violência dos choques e da orientação correta entre as partículas participantes dos choques. Para isso, determinados fatores interferem diretamente na velocidade da reação, tais como: Natureza dos Reagentes, Estado Físico dos Reagentes e Superfície de contato entre sólidos.

Maria Alcione disse...

O tempo de reação entre sólidos pode ser menor se as partículas reagentes são de natureza iônica, tipo sal, pois envolvem menor rearranjo entre eles, reação de dupla troca.
A reação entre sólidos é limitada à interface entre os reagentes, pois a reação só ocorrerá na área de contato, assim, uma agitação vigorosa pode ser necessária para a condução completa da reação. Isto significa dizer que, quanto mais finamente dividido mais rápida será a reação, pois o aumento da superfície de contato aumenta o número de colisões entre as partículas, aumentando, assim, a velocidade de reação.

Maria Alcione disse...

A equação química da reação entre nitrato de chumbo sólido e iodeto de potássio sólido, pode ser escrita como:

2KI(s) + Pb(NO3)2(s) → 2KNO3(s) + PbI2(s)

Os reagentes são brancos e os produtos são branco e amarelo ouro, respectivamente.