ABSORÇÃO VEGETAL
CONCEITOS ESTUDADOS
Capilaridade, pressão atmosférica, condução vegetal, feixes vasculares, xilema ou lenho, floema ou líber, seiva mineral, seiva orgânica, transporte de água, tecidos condutores.
COMPETÊNCIAS / HABILIDADES
Observar o transporte de água através dos tecidos condutores de um vegetal.
PROBLEMATIZAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO
Antigamente, se usava papel mata-borrão para se retirar, por absorção, o excesso de tinta de documentos, porque a escrita era feita através de caneta-tinteiro, a qual soltava muita tinta. O mata-borrão tinha a finalidade de extrair o excesso do líquido para que não se manchasse o documento.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Papel filtro em tira
- Esponja de lavar pratos
- Placa de Petri
- Jarro de flores de pétalas brancas (boa noite, cravo, crisântemo...)
- Ramo de salsão, endívia,...
- Corantes alimentícios de cores variadas (vermelho, azul, amarelo, roxo,...)
- Água destilada
- Água da torneira
- Bacia pequena
- Estilete, tesoura de poda, lâmina de barbear ou faca
- Tubos de ensaio em suporte
- Béqueres de 50mL e de 400mL
- Colheres pequenas
- Lente de aumento
CONTROLE DE OBSERVAÇÃO
- Coloque uma pequena quantidade de água destilada numa placa de Petri e mergulhe a tira de papel filtro. Observe e anote.
- Retire o papel filtro e acrescente a esponja dentro da água. Observe e anote.
COMO FAZER
a) Dissolva os corantes em cada béquer de 50mL em separado e distribua nos tubos de ensaio e nos béqueres de 400mL;
b) Corte longitudinalmente a haste de cada flor num tamanho que possa ser introduzido no tubo e entrar em contato com a solução colorida;
c) Introduza imediatamente a haste da flor numa bacia com água e depois dentro do tubo de ensaio com solução colorida;
d) Corte o salsão e a endívia dentro da bacia com água e introduza imediatamente dentro de cada béquer com solução colorida;
e) Aguarde por duas horas observando todo o material. Anote o resultado.
f) Repita a observação após vinte quatro horas. Anote o resultado.
g) Corte o talo do salsão e da endívia em diversas fatias e observe com uma lente de aumento. Anote os resultados.
h) Complete a tabela de observação:
VEGETAL | COR ANTES | COR DEPOIS |
FLOR | | |
FOLHA | | |
HASTE | | |
SALSÃO | | |
ENDÍVIA | | |
REORGANIZANDO CONCEITOS
1. Relate o que foi observado no procedimento.
2. Você sabe por que isso ocorre?
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao mergulhar o canto de uma esponja em água, lentamente ela encharcará inteira. Isso acontece porque a esponja é formada de pequenos orifícios que absorvem água.
Para entender por que a água é absorvida dessa maneira você precisa saber que um capilar é um tubo extremamente fino. Quando uma extremidade desse tubo é mergulhada na água, esta rapidamente sobe por ele, preenchendo-o. Os buraquinhos da esponja funcionam como capilares. O mesmo ocorre com o mata-borrão, porque os buracos que possui entre as fibras do papel também funcionam como capilares.
Você sabia que numa planta, além das raízes que absorvem a água do solo, o tronco e as folhas também consomem água? Nas folhas, uma parte desta água é evaporada e se perde na atmosfera, enquanto a restante é transformada em alimento através da fotossíntese. Para água ir das raízes até as folhas é preciso que na planta exista um sistema de condução.
Dentro do caule existem pequenos canais ou vasos: xilema e floema por onde circula a seiva, que conduz elementos da raiz até as folhas e vice-versa. A água e os sais minerais absorvidos pelas raízes sobem até as folhas por canais como estes, que existem dentro do caule das plantas. Portanto, o caule, além de sustentar as folhas, flores e frutos, também conduz a seiva.
A pressão atmosférica faz a água subir pelos estreitos tubos porque a pressão interna nesses tubos é menor, devido a sua capilaridade.
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