quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Absorção vegetal

ABSORÇÃO VEGETAL

CONCEITOS ESTUDADOS

Capilaridade, pressão atmosférica, condução vegetal, feixes vasculares, xilema ou lenho, floema ou líber, seiva mineral, seiva orgânica, transporte de água, tecidos condutores.

COMPETÊNCIAS / HABILIDADES

Observar o transporte de água através dos tecidos condutores de um vegetal.

PROBLEMATIZAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO

Antigamente, se usava papel mata-borrão para se retirar, por absorção, o excesso de tinta de documentos, porque a escrita era feita através de caneta-tinteiro, a qual soltava muita tinta. O mata-borrão tinha a finalidade de extrair o excesso do líquido para que não se manchasse o documento.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • Papel filtro em tira
  • Esponja de lavar pratos
  • Placa de Petri
  • Jarro de flores de pétalas brancas (boa noite, cravo, crisântemo...)
  • Ramo de salsão, endívia,...
  • Corantes alimentícios de cores variadas (vermelho, azul, amarelo, roxo,...)
  • Água destilada
  • Água da torneira
  • Bacia pequena
  • Estilete, tesoura de poda, lâmina de barbear ou faca
  • Tubos de ensaio em suporte
  • Béqueres de 50mL e de 400mL
  • Colheres pequenas
  • Lente de aumento

CONTROLE DE OBSERVAÇÃO

  1. Coloque uma pequena quantidade de água destilada numa placa de Petri e mergulhe a tira de papel filtro. Observe e anote.
  2. Retire o papel filtro e acrescente a esponja dentro da água. Observe e anote.

COMO FAZER

a) Dissolva os corantes em cada béquer de 50mL em separado e distribua nos tubos de ensaio e nos béqueres de 400mL;

b) Corte longitudinalmente a haste de cada flor num tamanho que possa ser introduzido no tubo e entrar em contato com a solução colorida;

c) Introduza imediatamente a haste da flor numa bacia com água e depois dentro do tubo de ensaio com solução colorida;

d) Corte o salsão e a endívia dentro da bacia com água e introduza imediatamente dentro de cada béquer com solução colorida;

e) Aguarde por duas horas observando todo o material. Anote o resultado.

f) Repita a observação após vinte quatro horas. Anote o resultado.

g) Corte o talo do salsão e da endívia em diversas fatias e observe com uma lente de aumento. Anote os resultados.

h) Complete a tabela de observação:

VEGETAL

COR ANTES

COR DEPOIS

FLOR

FOLHA

HASTE

SALSÃO

ENDÍVIA

REORGANIZANDO CONCEITOS

1. Relate o que foi observado no procedimento.

2. Você sabe por que isso ocorre?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao mergulhar o canto de uma esponja em água, lentamente ela encharcará inteira. Isso acontece porque a esponja é formada de pequenos orifícios que absorvem água.

Para entender por que a água é absorvida dessa maneira você precisa saber que um capilar é um tubo extremamente fino. Quando uma extremidade desse tubo é mergulhada na água, esta rapidamente sobe por ele, preenchendo-o. Os buraquinhos da esponja funcionam como capilares. O mesmo ocorre com o mata-borrão, porque os buracos que possui entre as fibras do papel também funcionam como capilares.

Você sabia que numa planta, além das raízes que absorvem a água do solo, o tronco e as folhas também consomem água? Nas folhas, uma parte desta água é evaporada e se perde na atmosfera, enquanto a restante é transformada em alimento através da fotossíntese. Para água ir das raízes até as folhas é preciso que na planta exista um sistema de condução.

Dentro do caule existem pequenos canais ou vasos: xilema e floema por onde circula a seiva, que conduz elementos da raiz até as folhas e vice-versa. A água e os sais minerais absorvidos pelas raízes sobem até as folhas por canais como estes, que existem dentro do caule das plantas. Portanto, o caule, além de sustentar as folhas, flores e frutos, também conduz a seiva.

A pressão atmosférica faz a água subir pelos estreitos tubos porque a pressão interna nesses tubos é menor, devido a sua capilaridade.

Nenhum comentário: