quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Dicas para coleta em aula de campo

DICAS PARA COLETA EM AULA DE CAMPO

EXCURSÃO: planejando e realizando trabalho de campo em ciências1

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de ciências deve organizar-se de tal forma que, os alunos tenham oportunidade de desenvolver capacidades de formular questões, diagnosticar problemas reais e propor alternativas de solução para os mesmos, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes adequados e pertinentes às aprendizagens futuras.

Numa escala crescente no processo de aprendizagem, o aluno deve ir da construção de repertórios simples de imagens, fatos e noções até o estabelecimento de conceitos científicos ao final dos estudos, no ensino médio.

Assim, cabe ao professor preocupar-se com metodologias, recursos e estratégias que, articulados com as atividades de sala de aula, tornem possíveis a investigação, a comunicação e o debate em classe, envolvendo conteúdos de ciências.

Trabalho de campo, aula de campo ou excursão é uma dessas estratégicas que permitem explorar áreas de preservação ou de conservação como o pátio da escola, a praça da comunidade, terrenos baldios, trilhas, dentre outras. Com isso, o estudante tem oportunidade de desenvolver habilidades e atitudes fundamentais para educação científica. Segundo Morais e Ramos, observa-se:

HABILIDADES ATITUDES

. Observar . Ser participativo

. Descrever . Ser disciplinado

. Ordenar . Ser organizado

. Classificar . Ser interessado

. Comunicar . Ser cooperativo

. Medir . Ser responsável

. Calcular . Ser objetivo

. Relacionar variáveis . Ser criativo

. Consultar bibliografias

. Analisar dados

. Preparar relatórios

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1Texto adaptado de Benedita Benício Valadares, Excursão: planejando e realizando trabalho de campo em ciências, Revista do Professor, Porto Alegre, 21 (84): 15-19, out/dez. 2005.

A excursão deve ter sempre um propósito educativo e oferecer condições para que se exercitem a observação e a experimentação como procedimentos básicos na aprendizagem de Ciências.

Para Berman, o que o homem observa influi nas decisões que toma, nas pessoas a quem preza, nos valores que formula, nas idéias que comunica e nos conhecimentos que considera mais valiosos.

Na excursão devidamente planejada, inúmeras são as oportunidades para exercitar a observação direta da realidade, que pode e deve ser completada com a observação indireta feita por meio do uso de fotografias, gravuras, filmes, vídeos e outros.

Conforme os PCN, a experimentação permite provocar, controlar e prever transformações e deve garantir espaço para reflexão, desenvolvimento e construção de idéias. Experimentar significa aprender por descoberta que, segundo Moraes e Ramos, é adquirir conhecimentos pelo uso da própria mente; é aprender envolvendo-se ativamente no processo de aquisição do conhecimento; é participar da construção do próprio conhecimento.

O êxito do estudo de campo depende de vários fatores:

a) que o professor conheça a fundo o objeto da excursão;

b) que os resultados sejam partilhados com outras classes e a comunidade local.

Para se decidir pela excursão como recurso a ser utilizado em aula de Ciências, convém que o professor considere:

1. A excursão é o recurso mais adequado para alcançar o objetivo a que se propôs?

2. A atividade é apropriada para a faixa etária dos alunos envolvidos?

3. Há materiais disponíveis para consulta e utilização?

4. As condições físicas e climáticas são favoráveis ao evento?

5. As atividades subseqüentes são proveitosas?

6. A excursão fortalece as relações entre a escola e a comunidade?

PREPARANDO A EXCURSÃO

a) identifique e examine previamente o local;

b) marque a data e o horário para realização do evento;

c) discuta que tipo de dados serão coletados e a forma como fazê-lo;

d) selecione as referências que serão consultadas e os materiais e ferramentas a serem utilizados;

e) organize a classe em grupos de trabalho, defina funções e distribua tarefas;

f) realize leituras informativas sobre o objeto da excursão;

g) defina as normas de comportamento que deverão ser observadas durante a excursão;

h) entregue um resumo dos planos específicos de todos os grupos a cada representante dos grupo.

REALIZANDO A EXCURSÃO

ATIVIDADE A – DELIMITAÇÃO E MEDIÇÃO DE ÁREA

(Tarefa coletiva do grande grupo)

Material: mapa do local da atividade, estacas, corda, caderno e lápis.

Procedimentos:

- Demarque o espaço necessário para a atividade de coleta – use o mapa, as estacas e a corda;

- Conte as árvores jovens e velhas e os arbustos que estão dentro da área delimitada;

- Identifique a figura geométrica representada na área demarcada;

- Meça os lados da figura e calcule o perímetro e a área da mesma;

- Desenhe, em tamanho reduzido, a figura no caderno;

- Registre as medidas originais;

- Calcule o perímetro e a área do espaço demarcado.

ATIVIDADE B – COLETA DE PLANTAS

(Tarefa de pequenos grupos)

Material: sacos plásticos, tesoura de poda, estilete ou faca, caderno e lápis, etiquetas auto-colantes.

Procedimentos:

Colete:

    1. O ramo inteiro de cada espécime em que se possa observar a disposição das várias folhas desse ramo, trazendo-a dentro de saco plástico fechado e etiquetado contendo dados do local, data e coletor;
    2. O maior número de variedades possível;
    3. Espécimes que estejam completas, inteiras, sem furos ou falhas...;
    4. Espécimes que não ultrapasse o tamanho A4;
    5. No mínimo três exemplares de cada espécime de vegetal.

ATIVIDADE C – PREPARAÇÃO DAS EXSICATAS

(Tarefa de pequenos grupos)

Material:

ð 04 armações de madeira 40cmx30cm (tamanho A3) com tiras de madeira entrelaçadas, unidas por pregos, para prensar o material vegetal (prensa para exsicatas)

ð 20 folhas duplas de jornal

ð barbante ou tiras de pneus

ð tesoura de poda ou estilete, faca

ð 04 pedaços de papelão grosso (tirado de caixas) do tamanho das armações

Procedimentos:

1.Selecione espécimes de folhas completas e do tamanho de uma folha de papel A4;

2. Coloque sobre uma das armações, um pedaço de papelão grosso e sobre este uma folha dupla de jornal dobrada no tamanho A4;

3. Acrescente, sobre a folha de jornal um espécime de folha vegetal, torcendo uma parte do ramo de tal maneira que se possa visualizar o verso do espécime vegetal;

4. Sobre o espécime de folha vegetal coloque uma folha dupla de jornal dobrada e sobre esta coloque acrescente um outro espécime de folha vegetal, torcendo uma parte do ramo de tal maneira que se possa visualizar o verso do espécime;

5. Repita a operação do item quatro até o oitavo espécime de folha vegetal;

6. Sobre o último espécime de folha acrescente uma folha dupla de jornal dobrada, um pedaço de papelão grosso e coloque uma grade;

7. Repita as operações dos itens acima e faça a prensagem de mais sete espécimes de plantas, totalizando quinze espécimes;

8. Prense bem e amarre com barbante ou com as tiras de pneus e coloque ao sol para acelerar a secagem;

9. Troque as folhas de jornal sempre que necessário;

10. Aguarde por aproximadamente vinte dias.

ATIVIDADE D – COLETA DE ANIMAIS

(Tarefa de pequenos grupos)

Material necessário para insetário e coleção de pequenos animais:

Frascos com líquidos conservantes:

ð Vidro com formol 10% - animais vertebrados com víceras

ð Vidro com formol 5% - animais invertebrados

ð Vidro com álcool etílico 70% - artrópodes, aracnídeos, insetos

ð Vidro letal com líquido tóxico para inseto vivo

ð Vidros vazios

ð Pinça de ponta fina para coleta de insetos

ð Caderno, lápis e etiquetas adesivas

Procedimentos:

- Examine o local demarcado minuciosamente e verifique que tipos de animais são ali encontrados;

- Descreva suas características e anote observações;

- Coloque os animais vivos selecionados em recipiente adequado para sua sobrevivência;

- Coloque espécimes de animais mortos em recipientes individuais adequados.

ATIVIDADE E – COLETA DE SOLO

(Tarefa de pequenos grupos)

Material: sacos, etiquetas adesivas, pás de pequeno porte, caderno e lápis.

Procedimentos:

- Recolha, com auxílio de uma pá, pequenas porções de solo de aspectos variados;

- Examine a terra recolhida;

- Reconheça o tipo de solo;

- Registre as observações;

- Coloque, em sacos separados e identificados por etiquetas, as amostras de solo recolhidas.

ATIVIDADE F – COLETA DE PLANTAS PARA TERRÁRIO

(Tarefa de pequenos grupos)

Material: sacos, etiquetas adesivas, pás de pequeno porte, caderno e lápis, manual de plantas para identificação das amostras.

Procedimentos:

- Recolha, com auxílio de uma pá, pequenas amostras de plantas adequadas a terrários;

- Examine e compare as amostras com as existentes no manual;

- Reconheça e registre as observações;

- Coloque, em sacos separados e identificados por etiquetas, as amostras de plantas recolhidas.

Um comentário:

Helloiza Alonso disse...

ótimas dicas, vou aplicar nos meus estudos no colegio zona norte SP, me ajudou bastante, muito obrigada